Top-Gun-Sequel-Tom-Cruise

Se minha vida fosse um filme...

Há alguns anos, cheguei em Brasília para assumir cargo público para o qual tinha sido aprovada em concurso. Trazia do Ceará sonhos e aspirações, entre eles o de que poderia contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas que ajudassem a melhorar a vida sofrida da maioria dos brasileiros.

A realidade, no entanto, era diferente da expectativa. O poder decisório estava acima do meu paygrade e, embora tenha tido oportunidade de participar de muitos projetos que deram resultado e de fato melhoraram a qualidade do serviço público na minha área de atuação, estava remando contra a maré.

Havia poucos colegas que realmente se importavam em entregar produtos tempestivos e de qualidade. Grande parte via o trabalho apenas como um emprego, talvez o único que tinham condições de conseguir. Além disso, era comum ver projetos daqueles poucos serem engavetados pelos tomadores de decisão, por falta de vontade política ou, meramente, de interesse.

Se fosse tentar comparar minha vida a um filme, uma boa analogia poderia ser Top Gun – Ases indomáveis, de 1986, estrelado por Tom Cruise. Maverick, sua personagem no filme, era muito bom no que fazia, mas seus horizontes estavam limitados pelos acontecimentos cotidianos. Boa parte de seus colegas, assim como os meus, parecia não ter ambições além do que já viviam.

Meu trabalho, que no início tinha sido excitante, foi pouco a pouco se transformando em um fardo. Percebi que muitas pessoas que não têm ânimo para melhorar suas vidas se ressentem de quem está mudando a sua. Isso me puxava para baixo e me impedia de avançar, do mesmo modo que uma âncora segura uma embarcação.

Compreendi que era hora de mudar. Foi quando conheci o marketing multinível e as possibilidades que ele oferecia.

Deixei meu emprego público e passei a trabalhar para mim mesma! Pude aprimorar minhas habilidades interpessoais, formando e treinado equipes, estimulando a mudança de vida em cada membro, transmitindo conhecimento e entusiasmo, permitindo que aflorasse a empreendedora que havia em mim!

Nesse período, aprendi a lógica do marketing de relacionamento, desenvolvi habilidades de venda, de comunicação, de networking, de aconselhamento, além de utilizar conhecimentos de planejamento que já havia desenvolvido ao longo de minha carreira como farmacêutica clínica e industrial, professora universitária e servidora pública. Foi um período de aprendizado intenso, uma experiência libertadora!

Algo parecido aconteceu no filme, quando Maverick e seu parceiro, Goose (Anthony Edwards), têm a oportunidade de fazer algo novo, ao serem enviados para treinamento especial na academia de Miramar, conhecida como Top Gun.
Ali, cruzam espadas com alguns dos melhores pilotos da Marinha norte-americana, aprendem, treinam, se emocionam, competem e, por conseguinte, mudam de patamar pessoal e profissional.

Infelizmente, quando estava desenhando voos mais altos nessa nova carreira, sobreveio uma tragédia familiar que me derrubou. Pior ainda, tal tragédia revelou que alguns amigos não eram tão amigos como pensava, o que só percebi quando já era tarde demais, as facas já estavam cravadas nas minhas costas.

Fiquei prostrada por muitos meses, abandonei o trabalho, mas, após longo período de depressão e desesperança, comecei a me colocar de volta em pé, amparada pelas mãos de Deus! Essa recuperação começou quando conheci os óleos essenciais, pelos quais me apaixonei. Decidi torná-los um dos focos de minha nova carreira, para o que utilizaria a experiência e conhecimentos adquiridos como farmacêutica, aromaterapeuta, especialista em cosmética e profissional de marketing de rede. Minha veia de empreendedora pulsava mais forte do que nunca!

Uma tragédia também se abateu sobre Maverick. Embora de natureza diferente da que me atingiu, foi a morte de seu parceiro e melhor amigo, Goose, que o derrubou. Por algum tempo, ele perdeu a vontade de competir, de brigar para ser e fazer seu melhor, de encontrar sentido na vida.

Ao iniciar a nova jornada, dei-me conta de que o caminho seria o do marketing digital. Todo mundo estava falando de mentorias, coaching, vendas pela internet. Tive de aprender o que eram e como funcionavam coisas como copy, tráfego, página de venda, página de captura. Fiquei sabendo que, para que meu novo negócio fosse bem sucedido, teria de adotar estratégias como e-books, grupos e desafios no WhatsApp, lançamentos, criação de produtos, parcerias, networking digital… uma lista interminável!

Maverick encontrou alento na informação dada por seu oficial superior, de que ele tinha voado com seu pai e que ele tinha morrido como herói, na guerra. Já estacionado em navio de combate, Maverick foi escalado para uma missão de apoio a outro jato, pilotado por ninguém menos que Iceman (Vai Kilmer), seu maior rival na academia de pilotos.

Num primeiro momento, ele fraquejou e parecia que iria falhar. Mas deu meia-volta, combateu e, juntamente com o rival, derrotou os inimigos.

Procurei treinamentos e profissionais cuja ajuda seria necessária para que eu pudesse entregar produtos de qualidade e adequados à nova filosofia digital. No processo, percebi que, assim como tinha acontecido comigo, muitas pessoas estão paralisadas pela falta de conhecimento. Tal ignorância pode levar à destruição de suas vidas, conforme alerta a Bíblia:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oseias 4:6).

Em face de seu desempenho, Maverick recebeu passe livre da Marinha para escolher sua próxima lotação. Ele percebeu que ser um piloto excepcional não era suficiente: era preciso repassar parte de seu conhecimento e experiência a quem necessitasse de treinamento. Era necessário transbordar o que ele tinha para que mais pessoas pudessem vencer como ele venceu. Decide, então, ser instrutor na Top Gun, onde poderia cumprir plenamente seu destino.

Ao refletir sobre isso, descobri que meu propósito no mundo vai além de oferecer produtos físicos; que posso oferecer às pessoas conhecimento, estímulo e entusiasmo para mudarem suas vidas, assim como mudei a minha. Em suma: colocar minha vida a serviço de outras vidas!